fbpx
Setor fiscal: como ele pode ajudar para seu negócio crescer

Setor fiscal: como ele pode ajudar para seu negócio crescer

Com este artigo, compreenda a importância do setor fiscal e como ele pode ajudar no crescimento do seu negócio.

Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa ser bem estruturada em todos os quesitos para que o seu negócio cresça ou continue crescendo e para alcançar os seus objetivos. Com a área fiscal, não poderia ser diferente: é um dos setores responsáveis pelo controle financeiro, manutenção de estoque, empréstimos, entre outros processos fundamentais para organizar e manter tudo em ordem. Mas você sabe qual é a verdadeira função do profissional do setor fiscal? Pelo que ele é responsável na sua empresa? Como ele pode ajudar a organizar suas tarefas e aumentar o seu desempenho? Nós preparamos tópicos para te explicar como funcionam essas atividades e a importância delas.

O que é o setor fiscal?

O setor fiscal é o grande responsável por organizar todas ou as mais importantes atividades financeiras de um negócio. Vendas, compras, empréstimos, recebimentos de pagamento, entre outras negociações que tem impacto na contabilidade, no setor financeiro e consequentemente em todo o faturamento da empresa. O setor fiscal realiza o controle de todas essas movimentações, mas mais do que cuidar da questão financeira, ele cuida de toda a questão legal. Certifica-se de que normas e regras estejam dentro da lei. Em suma, os profissionais do setor fiscal são os grandes responsáveis por estruturarem um planejamento financeiro bem qualificado, afim de encontrar benefícios e reduzir custos.

Quais são as funções do setor fiscal?

Se você acha que os responsáveis pelo setor fiscal de uma empresa cuidam apenas da contabilidade e de assuntos relacionados a pagamento e controle de gastos, você está errado! Como dito no tópico anterior, as obrigações do setor fiscal são inúmeras e cada uma tem a sua devida importância para o funcionamento correto da empresa. O setor fiscal tem visão estratégica de negócio. E algumas das tarefas necessitam dessa visão para serem bem executadas, como por exemplo:

  • Receber as notas fiscais da empresa e transcreve-las;
  • Emissão das notas;
  • Apurar tributos e impostos;
  • Conferir documentação fiscal;
  • Lançar notas de entrada e saída;
  • Entrega de obrigações acessórias – Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD);
  • Acompanhamento da legislação fiscal e tributária e novas normas;
  • Controladoria;

Essas são apenas algumas das mais importantes funções do setor fiscal, ressaltando que, para criar uma boa estratégia e realizar as funções com êxito, é necessário conhecer um pedaço de cada área, tentar integra-las e acompanhar como o funcionamento de cada uma provoca mudanças benéficas em todos os segmentos.

– A importância do setor fiscal

Independente do setor de atuação e porte da empresa, é extremamente necessário poder contar com um escritório de contabilidade e o seu setor fiscal. O setor fiscal é apenas um pequeno segmento dentro de todas as facilidades que o escritório de contabilidade pode oferecer. Isso porque conhecer a área fiscal, tributária, trabalhista, entre outras da empresa, saber quais impostos e taxas devem ser pagos facilita o andamento de todas as demandas do seu negócio.

A busca por agências de contabilidade que oferecem este serviço é muito desejada por empresas que sabem que para dar conta de todo o negócio, é preciso segmentar o financeiro e deixar um setor inteiro responsável por ele. A importância do setor fiscal é tanta, que é possível destacar os benefícios em tópicos:

  • Benefícios fiscais para redução de custos;
  • Melhora no fluxo de caixa, com pagamento de impostos e taxas;
  • Redução de exposição ao fisco;
  • Agilidade nos processos em barreiras fiscais.

– Como a chegada da tecnologia afeta o setor fiscal

Agora que você entendeu a importância e todo o contexto do profissional responsável pelo setor fiscal de uma empresa, você deve imaginar que nem tudo são flores ao cuidar deste setor. A alta complexidade tributária exige muito tempo e concentração, levando os escritórios de contabilidade a adotarem práticas diferentes do usual: softwares que permitem a automação de processos manuais. Entre esses processos, estão inclusos o gerenciamento de documentos fiscais e guias de tributos ou mesmo o cálculo automático dos impostos – como o DOODoc e o DOOCalc.

É interessante observar como os escritórios de contabilidade conseguem implementar essas novas tecnologias, pois o desempenho unido a resultado tende a triplicar com essa ajuda, nunca dispensando e menosprezando o trabalho dos profissionais, mas sim unindo-os como grandes aliados para cometerem menos erros e acertar mais, eliminando custos e aumentando a produtividade do setor fiscal.

A importância do setor fiscal, sendo aplicado para negócios, é uma opção que faz a diferença e auxilia no seu crescimento. Por isso, é fundamental envolver um escritório de contabilidade e todo o seu0 departamento fiscal no processo. A escolha do regime tributário, por exemplo, deve levar em conta o ramo do negócio e as perspectivas de mercado que a sua área possui. O escritório de contabilidade deve orientar o seu cliente sobre tudo relacionado a legislação, apurações, impostos e mais. A Contass, além de oferecer todos os serviços listados neste blog, também atua com tecnologias capazes de ajudarem os processos manuais e oferecer maior comprometimento e atendimento personalizado ao cliente, integrando tecnologia, expertise de mercado e responsabilidade. Gostaria de ter um escritório de contabilidade com um setor fiscal responsável e experiente administrando o seu negócio? É bem simples, basta acessar contabilidadeabc.com.br, entrar em contato com a gente e solicitar um bate-papo. Podemos te ajudar a desenvolver a sua empresa ainda mais com um serviço fiscal de qualidade!

Para mais conteúdos como este, continue de olho em nosso blog! https://contabilidadeabc.com.br/noticias/

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Que tal agendarmos uma conversa?

A Contass está de portas abertas para receber você, que tal marcarmos uma conversa sem compromisso para entender suas necessidades?